Como posso receber aluguel investindo apenas R$100,00?

É fácil! Basta conhecer os Fundo de Investimentos Imobiliários (FIIs)!

O que são os FIIs?

Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) são condomínios de investidores, que unem seus recursos para aplicar em empreendimentos imobiliários, como shopping centers, hospitais, prédios comerciais e até mesmo títulos de investimento imobiliário, como a LCI (Analogamente aos Fundos de ações).

Salvo que os fundos são regulamentados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que trazem grande segurança ao investidor. Bem como as ações, o patrimônio dos FII é dividido em cotas, que representam frações ideais de seu patrimônio.

Pontos positivos dos FIIs

  • Renda mensal: O investidor pode receber uma renda todos os meses, ou semestralmente, derivada do recebimento de aluguéis dos imóveis do fundo.
  • Facilidade em comprar e vender: Investir em Fundos Imobiliários é um procedimento online, realizado através do Home Broker, assim como comprar uma ação. Além disso, comprar e vender cotas do fundo é bem mais simples do que comprar e vender imóveis.
  • Possibilidade de investir em imóveis de grande porte: Mais do que comprar um apartamento, investir em Fundos Imobiliários torna os empreendimentos de grande porte acessíveis, como shopping centers, hospitais e prédios comerciais.
  • Diversificação da carteira de investimentos: Existem diferentes tipos de FIIs, o que permite diversificar a carteira de investimentos e investir em fundos de segmentos diferentes, como comerciais, residenciais, hotéis, etc.
  • Proteção contra a inflação: Contratos imobiliários normalmente são corrigidos pela inflação, portanto, o rendimento dos Fundos Imobiliários tende a ser superior a ela.
  • Tranquilidade: Um dos maiores benefícios do FIIs é não precisar se preocupar com a administração e manutenção dos imóveis, assim como cobranças e burocracias, o que dá maior comodidade ao investidor.

Riscos dos FIIs:

  • Vacância: empreendimentos que constituem o FII não serem alugados e não apresentarem retorno por meio de pagamentos de aluguel.
  • Desvalorização desses imóveis: o que pode interferir no patrimônio líquido do FII e afetar o valor de suas cotas.
  • Risco de mercado: como as cotas são negociadas entre os investidores, seu valor fica sujeito às oscilações de mercado.

Como escolher um FIIs?

Além dos índices de inflação e juros do país, o investidor também deve avaliar o momento em que os setores se encontram, uma vez que Fundos Imobiliários normalmente investem em setores diferentes e cada setor pode estar em ciclo de alta ou baixa, de acordo com o cenário do mercado.

A grande dica que nossa página deixa é a DIVERSIFICAÇÃO! Escolha de diferentes setores como shopping, hotéis, residências, etc. Com o propósito de avaliar a qualidade de um FII, analise: cotação do fundo, o valor de mercado (quanto custaria comprar todas as cotas) e o patrimônio líquido.

Diversificação

Não coloque todos os ovos na mesma cesta!

Custos para investir

  • Taxa de administração: A taxa de administração é cobrada pela gestora do fundo, com o intuito de cobrir despesas com gestão, cumprimento de regras, transparência e segurança dos cotistas.
  • Taxa de corretagem: É cobrada pela corretora pelas movimentações de compra e venda de cotas. Ou seja, cada vez que você compra ou vende uma cota, você paga uma taxa de corretagem.
  • Taxa de custódia: Essa taxa é cobrada pela corretora de valores, mensalmente, para manter seus investimentos.
  • Taxa de performance: Em alguns FIIs essa taxa pode ser cobrada caso a rentabilidade seja superior ao valor esperado. Ou seja, se o fundo render mais do que o prometido.
  • Emolumentos: Essa é uma taxa cobrada pela B3 (antiga BM&F Bovespa), sendo um valor percentual sobre a compra e venda de ativos.
  • Tributação: Para investidores pessoa física, o Imposto de Renda incide apenas na venda de cotas, no valor de 20% sobre o lucro. Já os rendimentos periódicos são isentos.

Surpreendentemente você vai receber um aluguel do valor investido todo mês. Então, se interessou? Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco pelo Facebook ou Instagram!